terça-feira, 9 de junho de 2009

Modelos raros de Opala

Caravan Diplomata SE 92/92 4.1/s com câmbio de 5 marchas: este, acho que é o modelo da linha Opala mais raro, pois segundo dados, só foram feitas 11 no ano derradeiro de sua produção entre manuais e automáticas. A linha Opala só foi receber câmbio de 5 marchas no motor de 6 cilindros em 92 (de janeiro a abril de 92 bem entendido), e desde que a linha Opala/Caravan recebeu sua última remodelação em 91, já foi diminuído bastante o número de Caravan Dipomata SE produzidas, acho que devido ao preço bastante elevado e também baixa procura a Chevrolet decidiu não fazer muitas unidades. Uma dessas devia valer 1.000.000.000 de reais devido ao número reduzido de fabricadas. Essa azul tava pra vender por R$ 24.000. Vale cada centavo.

Opala Diplomata SE Collectors: esta série especial foi uma tiragem limitada de 100 Opala com o intuito de celebrar o encerramento da produção deste grande carro. Esta série que não tinha muita coisa de diferencial com relação ao carro, apenas trazia o nome Collectors em dourado gravado no centro do volante. Era oferecida somente na versão Diplomata SE, em 3 cores perolizadas, câmbio automático e movido a gasolina. Junto com o carro o feliz comprador recebia uma pasta executiva, agenda, relógio-despertador de mesa, caneta, chaveiro - estes por sua vez todos com a inscrição Diplomata SE - e mais uma edição da revista Panorama contando toda a história do Opala, uma fita de VHS com um vídeo mostrando toda sua trajetória ao longo de 24 anos de produção e uma carta de congratulações ao feliz e abastado novo proprietário. Felizes os que tem ainda hoje um desses.

Inscrição no volante.
Kit de congratulação ao feliz proprietário (maioria já perderam tudo isso)
Bancada de couro era opcional. Cor: Vermelho Ciprius
Preto Memphis.

Azul Milos.

Opala Diplomata SE cupê 88 automático ou saia e blusa: este modelo de Opala é raro por ser seu último ano de fabricação nessa configuração 2 portas, devido as vendas baixas talvez, a Chevrolet tirou este modelo de linha. A verdade é que vc ver um modelo deste na versão Diplomata SE já é difícil, agora imagine vc ver ou ter um modelo desse com câmbio automático ou então pintado em dois tons de cor, ou melhor com as duas coisas juntas (esse nunca vi nem em foto). Quem tiver um desses pode dizer que tem uma jóia rara em casa.
Opala e Caravan Diplomata SE Chateau 88: neste ano, não sei porque e exatamente 10 anos depois da primeira série chateau, a Chevrolet relançou essa série. E com uma particularidade: neste ano o interior na cor vinho também era oferecido com o carro na cor prata (pena eu não ter foto para postar). Agora o mais raro dos raros é vc ter um Opala Diplomata SE cupê que já é raro nesse ano, pois foi o último ano da carroceria cupê nos Opala, e ele ainda ser vinho por dentro!!!!! É de se contar nos dedos os cupês Diplomata chateau e isso vale pras Caravan Diplomata SE chateau também.

Opala Diplomata SE cupê 88 chateau em perfeito estado.

Interior todo vinho (porta-fitas coisa rara de se ver em perfeito estado).

Interior da Caravan Diplomata SE 88 chateau.

Opala e Caravan Diplomata 85 com calotas: Não sei porque neste ano a Chevrolet deu uma recaída, quanto a este quesito, na versão mais cara e luxuosa dos Opala/Caravan com relação a troca dos aros de liga leve por calotas para equipar esta versão. Mas este problema foi contornado e só durou este ano, pois em 86 a linha Opala/Caravan Diplomata já era oferecida com as famosas rodas "ralinho", que na minha opinião é a roda mais bonita que os Opala/Caravan já teve. Hoje é difícil de se ver um modelo desses com as calotas íntegras, primeiro porque com o tempo podem ter caído, quebrado ou então simplesmente o dono pode ter achado feia e que não combinava com o carro e as substituio por aros.

Calotinhas raras.

Opala e Caravan SS 80: último ano de produção da versão esportiva da linha Opala e pra fechar com chave de ouro o esportivo SS deu seu adeus com a carroceria já remodelada para a linha 80. Teve mais saída nas cores vermelho e prata.


Opala e Caravan Comodoro Chateau 78: série especial produzida somente em 78 e que trazia como diferencial em relação aos Comodoro comuns, o interior todo na cor vinho, que por sinal esta cor era a mesma cor do carro. Esse daí tá faltando só as calotas, acho que o dono deve ter guardado-as com medo de perder. A Caravan: essa é que é rara mesmo! Eu por exemplo ainda não tive a felicidade de ver nenhuma delas ao vivo. Bota raro nisso!!





Caravan Comodoro 78 chateau.

Primeiro vamos falar de modelos raros de Opala, começando pelo modelo SS 71, modelo este que incrementou a linha Opala a versão esportiva e inaugurou duas configurações essenciais ao Opala: motor 4100 e câmbio de 4 marchas no assoalho. Este modelo só foi produzido durante 1 ano pois foi substituído pelo modelo cupê de 2 portas, a partir de 72.

23 comentários:

  1. Victor,

    Acabei comprando a Caravan azul da foto!
    Na verdade ela é 91 modelo 92. Você sabe me dizer quantas modelos 92 foram produzidas em 91?
    Um grande abraço!
    Ruy - ruybueno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo fica difícil responder quantas 91 modelo 92 foram fabricadas em 91, pois não se sabe ao certo quando a Chevrolet começou a fazer a linha 92, deve ter sido em meados de outubro de 91 que começou mas um número posso lhe dar:

    Caravan Diplomata 91: 339 G e 62 A.
    Caravan Diplomata 92: 11 G e 02 A.

    ResponderExcluir
  3. aqui na minha cidade tem um cara q tem um opala coupe 1988 saia e blusa é um azul perolizado com cinza é lindo e esta perfeito, e se não me engano é diplomata se, o carro é perfeito se quiser consigo umas fotos, meu email lukaslummertz89@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Amigo me mande as fotos pois eu só tenho em meus arquivos este único exemplar. Mande pra este e-mail: victorpolara@gmail.com
    Com certeza é Diplomata SE pois pintura em dois tons só saía nesta versão.

    ResponderExcluir
  5. TENHO UM CHATEAU 88 4 MARCHAS 4 PORTAS PRA VENDER! NAO ESTA COMO ESSES DA FOTO, MAS COM COM POUCO DINHEIRO DA PRA FICAR MELHOR Q ESSES!! R$ 12 MIL, INTERESSADOS PODE ME MANDAR EMAIL hsampaio08@hotmail.com
    Halisson Sampaio
    valew!

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER SE HOUVE ALGUMA SERIE DO DIPLOMATA QUE SAIU COM PAINEL DIGITAL (igual do omega)??

    ResponderExcluir
  7. Amigo até poderia ter tido pois o painel digital estreou no Monza em 91 e o Opala foi feito até 92 mas, infelizmente ele não teve este acessório. No final de 92, após ter sido lançado, o Omega recebeu este painel e junto com ele o estreante Kadett GSi.

    ResponderExcluir
  8. ola adorei ver essa lindas opalas e caravans,e sou louco por opalas,ate acho qur tenho uma quase rara,modelo coupe 88 com rodas ralinho com quase todas calotas,falta uma,pois foi roubada do carro em um estacionamento.

    ResponderExcluir
  9. Cara desculpe a demora na resposta!!mais a correria é grande!cara fiz uma solução de 1:4 de Ácido clorídrico e ainda dilui ela na bandeja com uns 5 L aproximadamente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. CARA primeiro parabens por ter contado parte da historia dece carro sem duvida o melhor carro que o brasil já teve nessa epoca
    este carro marco geracoes de fans em todo o brasilem fim quem conhece não esquese.
    simplesmente não so um carro mais sim uma paixão BRASILERA abrasos.PABLO MG BELOHORIZONTE

    ResponderExcluir
  11. parabens,pelas imagens,sou apaixonado por opala e caravan, a tanto q tenho uma caravan 91/92 parabens é obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em Manaus tem um opala muito raro. É um conversível, duas portas, feito pela GM para o então governador do Amazonas, o saudoso senador Gilberto Mestrinho. Como no estado ele era conhecido como "Bôto Navegador" e ele usava um timão nas suas campanhas, os bancos em couro tem o timão. O carro foi todo restaurado há poucos anos e está impecável. t+

    ResponderExcluir
  13. Sem querer me deparei com sua página e que grata surpresa,parabéns pelo material.Raro mesmo e ótima pesquisa.Mas como nem tudo são flores...não encontrei nenhum relato seu sobre os Diplomatas SE feitos de 88/pra frente com motor 4cilindros.Comodoro eu sei que tem, mas os Diplomatas são raros!!!!!Enfim,abraço.

    ResponderExcluir
  14. Raphael Oliveira

    olá Alvaro, respondendo seu questionamento, opala diplomata com motor de 4 cilindros só saiu ate o ano de 1990, daí em diante só comodoro ou opala sl saiam com motor 4 cilindros, o diplomata só com o de 6.

    ResponderExcluir
  15. ola amigos
    tenho uma caravan 91/92 diplomata 6cc alcool, cambio automatico, cor AZUL, super conservada, tenho ela a desde 92, esta muito bonita toda original quero vender, caso alguem interessar meu cel. 46 9912 9264.
    vale a pena ver,é igual a essa assima nas fotos

    ResponderExcluir
  16. erick diz ola! moro em manaus-am a tenho um amigo que tem um diplo saia blusa 85 de calota muito lindo e do avo dele eles sao doidos pra vender o carro tem apenas 59 mil rodados nao sai da garagem a familia implica dizendo que toma muito espaço e carro velho mais o sr. nao abre mao do carango so tenho pena deste carro e quando o avo falecer... tenho certeza q vao vender por qualquer preço, adoro tenho 25 anos adoro apalas porque meu pai tinha dois converciveis um vermelho 84 que era a paixao dele, e um branco 88 automatico com capota eletrica esse ele vendeu logo ele nao gostava dele o vermelho em 1995 ele reformou e quardou em 2006 foi rebocar o carro e ele partiu ao meio devido ferrugem se acabou fui perquisar descobri q so foram fabricados 39 unidades tinha uma joia em casa e nao sabia pena q eu era muito novo nao entendia, ja investiguei sobre o paradeiro do braco mais nao achei provavelmente deve ter tido o mesmo fim do vermelho se acabado no fundo de um quintal que pena!

    ResponderExcluir
  17. Olá! sou segundo dono de uma Caravan Diplomata 85/86 alcool, verde tropical com 54.000km, manual e nota fiscal. A única alteração que o ex dono fez, um senhor que tinha uma empresa e a usava para trabalhar apenas, foi a colocação das rodas de modelo serrinha, porque ele disse que perdeu duas das calotas originais e ele achou que esse modelo de roda era a mais parecida com as calotas. estou muito feliz com a minha aquisição.

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Olá amigos o que vocês tem de informação sobre diplomata 1991 6cc 4.1 gasolina cambio automático e disco nas 4 rodas o mais completo do ano de fabricação.

      Excluir
  19. Amigo, tenho um Opala 1970 vermelho com interior vermelho. Estão me dizendo que nao existia opala com interior vermelho esse ano, procede??

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma caravan 78 chateau, vinho por fora e dentro, so a diferenciação é o painel e volante pretos....

    ResponderExcluir
  21. Amigo, possuo um opala 1992/1992 azul marinho 5 marchas, esses modelos também são considerados raros ?

    ResponderExcluir
  22. possuo um opala 1975 com direção h. ar original e cambio automatico no assoalho.

    ResponderExcluir